sexta-feira, 4 de março de 2011

#coisasderetiro

Impulsionada pelo TT (assunto mais twitado naquele momento) que ficou em primeiro lugar no Twitter por mais de uma hora e chegou até aos TT mundias (!!), resolvi fazer este post!


Primeiro, este TT muito me alegrou! Pois em tempo de carnaval no Brasil, perceber que muita gente vai gastar/investir seu tempo em algo muuuuuito mais saudavel é quase surreal, rsrs. 


Segundo, que minhas lembranças foram fundo... afinal fui pela primeira vez sozinha em retiro quando eu tinha uns 11 ou 12 anos... mas aos 13 comecei a ir em um em outro estado, longe pacas pra minha idade, pegava no mínimo 2 ônibus pra chegar lá, um até a cidade em que eu nasci: Ijuí - RS (que durava umas 10 ou 12h de viagem) e outro junto com a galera da igreja, pra ir pro APA (Acampamento Para Adolescentes). Diversão na certa! O retiro já começava ali.


Começando a frequentar retiros, haha. Em 1995... :)
Às vezes entrava no busão sem conhecer ninguém... e ficava rouca antes mesmo de chegar ao retiro... como eu conseguia falar tanto e conhecer todo mundo não sei, sei que a isso iria render mais de 60 cartas durante o ano que estava só começando!


Sinceramente, são tantas coisas que aprendi, que mudaram na minha vida, que auxiliaram a minha adolescencia, tantos bons momentos, tantas pessoas especiais que conheci e que mantenho contato até hoje, uma delas virou meu pastor, que nem sei por onde começar a falar.


Já fui em Retiros das mais diversas igrejas e denominações; com objetivos diferentes; já fiquei em hotel, alojamento, barraca, casa; para públicos diferentes: crianças, adolescentes, jovens, adultos, casais (era criança), de família; Local, regional, estadual, nacional, internacional... já fui participante, organizadora, "tia", bagunceira, conselheira. Pra todos os gostos e "tamanhos". Mas em todos eles uma coisa sobrenatural nos unia... o amor de Deus, estar num retiro é como experimentar um pedacinho do céu na terra... sempre me senti assim e continuo a sentir.


Claro que meus retiros mudaram bastante, volto bem menos cansada do que na adolescencia (será?), mas é como se naqueles poucos dias onde você para tudo apenas pra estar em comunhão e ouvir o que Deus tem pra te falar fazem uma mega diferença no restante do teu ano! Por isso, se você ainda não se decidiu, ou está cansado de retiros, esse post é para você repensar! :)


Quero deixar aqui outra foto memorável de um dos momentos que eu mais aguardava nos retiros da minha adolescencia: a serenata! Hahahaha. Pois é, lembro dos nossos "ensaios" no quarto, de ficar a noite grudada na janela, esperando os "guris" aparecerem e aquela gritariazinha histérica quando eles chegavam, hahahaha, mas sem dar bandeira, afinal estavamos todas "dormindo", hahahaha.


"Seguindo no trem azul..."
Vou parar por aqui no meu momento "fundo do baú" e arrumar as malas, vou lá construir as memórias que terei amanhã!

E você? Quais são suas melhores lembranças de retiro? Quais lembranças queres ter amanhã?

Abraços e abençoado feriadão a todos! :)

2 comentários:

Timoteo disse...

Essa (na foto) eh a Joice que nao deixava eu usar o computador pq vivia no ICQ e que me proibia de entrar no quarto!

Andrea disse...

Só posso dizer que morro de saudade...
:)
Bjo!