terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alemanha x Itália x Brasil

Conforme prometido... vamos aos "fatos", hahaha.

Hahahaha, to brincando, mas acho que ele
se encaixa no estereótipo não?
Ir para a Alemanha era mais sonho do marido do que meu, queria conhecer, mas fui cheia de preconceitos... "Joice, não esqueça: os alemães são frios, não fazem questão de agradar e não gostam de abraçar" (quem me conhece sabe que não vivo sem abraço!). Na minha cabeça tinha uma imagem formada: a de velhos chatos, rabugentos, exigentes e infelizes. Infelizmente era assim que eu pensava e acho que essa deve ser a imagem que muitos brasileiros tem da Alemanha, talvez pelo horrível acontecimento histórico envolvendo Hitler ou talvez, pelo fato de que a maioria dos descendentes alemães no sul do Brasil tem uma característica, vamos dizer assim, mais exigente, não são muito chegados no jeitinho ou atrasos brasileiros, rsrs.

Achava que gostaria mais da Itália, tem muito mais propaganda italiana por aqui (vocês já viram algum alemão simpático em novela da Globo?) Além de meu sangue ser muito mais "quente", falo mais, gesticulo mais, mostro minhas emoções, enfim, a Itália teria mais um quê de Brasil. Sim, e tinha.

Joice, e aí? Como foi? O que aconteceu?

Muitos Bier gartens no Sul da Alemanha cheios de famílias!
Um taaapa na cara da cidadã aqui! Fui totalmente surpreendida pela cultura alemã! Uma cultura que se preocupa com o meio-ambiente, com o futuro, valoriza a família, as crianças, o lazer e não o trabalho, a educação e a informação, o ser e não o ter... E mais eles são felizes!! Ainda num dos primeiros dias por lá, eu falei pro marido que não tinha visto muito velhinhos e ele disse: "Como não?" Daí que eu reparei que naquela multidão de ciclistas que estava em todos os lugares, tinham muuuito velhinhos! Siim, eles não tinham "cara", muito menos corpo, de velhinhos. Onde estão os rabugentos e infelizes que não gostam de abraço?? Pois é, não sei... talvez eles tenham vindo parar no Brasil (hahaha) ou estão assim, justamente por estarem aqui né? rsrs. Porque por lá, não foi isso que eu vi... Sim são muito organizados e corretos (quando que isso se tornou ruim??), são mais fechados (provavelmente eu não conseguiria abraça-los no primeiro encontro), mas são muuuito educados e cordiais. Coisas que parecem estar em falta no Brasil. E como faz falta.

Feirinha em Munique - ao fundo mais um Bier Garten.
Entrada do metrô com o estacionamento das Bikes.

Isso é uma rua !! Alguém vê sujeira? Rothenburg
E a Itália?? Linda, trocentas mil coisas históricas vivas, maaas muito parecida com o Brasil naqueles quesitos que a gente (eu) não gosta muito sabe? Desorganização, falta de sinalização (ficamos mais de 30min dentro da estação Termini em Roma, procurando a saída pros ônibus!), atrasos, falta de educação, corrupção, etc. Sim, passamos por todas essas situações... graças a Deus já ficamos sabendo que nossa história foi muito mais tranquila do que a de muitos brasileiros. Ela perdeu a beleza por isso? Não, não perdeu, mas vamos dizer que não encontrei aquele lindo "campo de girassois" que eu pretendia encontrar, sabe?! Voltaria? Claaaaro que sim, rsrs, porque afinal não vi nem um tisco do que é a Italia né? Mas já vou esperando por certas coisas e comportamentos, como o mau humor italiano, que encontramos aos montes, hehe.
Rua embaixo de "casa", quantas filas será que tem ali? - Roma
Rua próxima ao Vaticano, acrescente as buzinas - so peaceful, hahaha
Feirinha no Campo dei Fiori - alguma diferença? Ficava uma nojeira no final - Roma
Sem mais delongas, conhecer o velho mundo - cervejarias e portas mais velhas que o Brasil, foi uma experiência incrível demais para conseguir traduzir em palavras!

Uma das coisas que os países que visitamos tem em comum e voltou na minha bagagem foi que existe vida fora da(s) caixinha(s): da ditadura da beleza e da moda; das convenções de certo e errado - você pode sentar no meio fio ou em qualquer outro canto, e ninguém vai dar a mínima pra você; do "sucesso" profissional (que não é medido pela sua roupa ou pelo seu carro - talvez isso aconteça um pouco na Italia); do se importar com o que os outros vão dizer, ao invés de simplesmente ser quem você é e usar o que você quiser, sem perder prestígio social por isso... um lugar onde coisas são tratadas como coisas e pessoas como pessoas e não o inverso.

Inspiração! - Verona, Italia
Como um exemplo disso, quero colocar uma foto de apenas uma pessoa das centenas que vimos: pessoas super bem arrumadas (muitas de salto alto!) que tem como meio de transporte para ir e vir do trabalho a sua inseparável magrela! E as pessoas continuam tendo exatamente o mesmo prestígio social/profissional do que as demais, ou se for duvidar, até mais... vai fazer isso aqui no Brasil pra ver quais os questionamentos que serão feitos.

Outra coisa que simplesmente amei na viajem foi a farofada!! Gente, tão bom essa cultura farofeira sem preconceitos, sem ser julgados.

Farofeiros e felizes!
Desejo a todos um dia, quem sabe uma semana, um pouco mais "européia" ou quase "alemã": tente usar um novo "óculos" para ver as pessoas ao seu redor, sem julgá-las; tente fazer da sua vizinhança, da sua cidade, um pouco mais limpa e organizada; tente se importar se tem crianças esperando para atravessar a rua e dê um bom exemplo a elas (não importa se não são suas); tente ser mais educado e prestativo no seu trabalho, afinal ninguém tem culpa que você tem que trabalhar ali naquele dia e naquele lugar; se você pode caminhar, caminhe até a padaria; faça sua parte no descarte do lixo: recicle; não desperdice água, alimentos e/ou qualquer outra coisa. 

Com pequenos gestos podemos fazer diferença e fazer do Brasil um país melhor e mais agradável para se viver!

Abraços,
Joice

Ps. Favor responder a enquete à sua direita para me ajudar a produzir o próximo post! Thankss

3 comentários:

Juliana Schwambach disse...

Adorei.com.br
Lindo Joy.
O melhor post que já li!!!
Eu sou fã da Alemanha e com certeza um dia a conhecerei!
bjosss
Ju

Lídia Maria disse...

Cunha, esquecesse que no Brasil as pessoas tem preguiça de ler! :)

Mas eu li, tá? Tuuudo! Tenho 48923653 opiniões, mas eu precisaria de um post só meu pra te responder! hahaha Então, vim só deixar um beijo e dizer que por isso é que amo viajar: o mais ínfimo detalhe acrescenta vida na vida! Experiências e idéias pra se aplicar na vida pessoal, profissional, espiritual - e espalhá-las - é o melhor presente para o viajante!

nilva disse...

Oi Joice, fiquei surpresa com tua imagem formmada, antes de ires visitar a alemanha, a respeito dos alemães e seus descendentes. Me incluo nessa e me pergunto, como conseguisses te casar com um deles e ter sogro e sogra e todos seus parentes com descendência alemã? O Hitler foi um louco, mas nem era alemão, era austíaco.Ainda bem que tivesses a oportunidade de ver ao vivo e rever teu conceito.