sábado, 7 de abril de 2012

Ainda não é o último... Roma!

3 meses depois do último post... ciao!!

Como está o seu 2012?? O meu já teve altos e baixos, como todo ano que se preze, rsrs, mas o agora é bom! E... segue os posts da melhor, melhor, melhor viagem, haha... Pretendia fazer só mais um post sobre a viagem da Europa, mas como todos os caminhos levam a Roma, ela merece um pedaço especial! Vem junto?!

Fomos de Berlim à Roma (***) pela Air Berlin(*), gastando em torno de $175 para dois. Pegamos um trem do aeroporto até a Termini (!) e ali tivemos o choque inicial, rsrs. Roma é extremamente caótica e não estávamos preparados para isso... Demorei um pouco pra me acostumar com a falta de sinalização, informação, com a quantidade de turistas por todos os lados, com o fato de andar você, os carros, as motos e sei lá mais o que ao mesmo tempo nas ruelas, rsrs. Mas depois do primeiro dia, as coisas foram se acalmando, comecei a entender a lógica de Roma e deu uma aliviada na ansiedade de "não se perder", rsrs, porque descobri que se perder em Roma é tudo de bom!

Ficamos 6 dias, deu tempo para nos habituarmos, conhecer os principais pontos turísticos e curti-los um pouco, e até descansamos sem crise na consciência, afinal já estávamos 18 dias na estrada... o corpo e a mente começaram a pedir água e uma leve saudade de casa começou a bater, rsrs, saudades? Que isso?!

Campo de Fiori

Alugamos (aqui) um apêzinho no Campo de Fiori (**)- pracinha linda, que tem feira todo dia! Compramos o Roma Pass (*), $25 (aqui) e retiramos num posto de informações. Dá direito a entrada em 2 museus grátis (no Coliseu tem fast pass), desconto em outros museus e ao transporte público gratuito por 3 dias que não usamos. Ah, os bilhetes de ônibus você compra nas bancas de jornais e valida dentro do onibus, alguma linhas tem opção de compra dentro do busão, mas é melhor nao arriscar. Se você tem disposição e condicionamento físico, Roma é uma cidade para se conhecer a pé e sentir o delicioso cheiro das Clematis Terniflora (parecidas com Jasmins)... :)

Capela Sistina - TUDO pintura!
No primeiro dia, fomos para o Vaticano (**). Museu (**) e Capela Sistina (**) são um espetáculo e valem muito a pena! Ingressos aqui. A Capela Sistina é breathless (de tirar o fôlego)... poderia ficar horas lá dentro, só olhando pro teto! Na Basilica do Vaticano (**), não pegamos fila porque fomos no final do dia e tinha pouca gente, mas a cúpula já estava fechada e nao conseguimos subir, mas a igreja é gigantesca e linda.

No segundo dia... fomos costeando o rio Tevere até Piazza del Popolo (*) com suas igrejas gêmeas, Villa Borghese (*) um lugar muito legal pra relaxar e fazer um picnic - não fizemos, Piazza di Spagna (**) onde bebemos água da fonte!, Fontana di Trevi (**), no pátio do Musei Capitolini (*) desenhado por Michelangelo, no terraço do Palaccio di Venezia (*) - entramos por uma igreja lateral ao pátio do museu, sem pagar nada, Pantheon (**), Piazza Navona (**) e Campo de Fiori (**) - casa - e Fontana di Trevi! Agora à noite, porque amamos aquele lugar! rsrs, apesar do furdunço, dá pra ficar relaxando, tomando um gelatto...

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi à noite (a luz não era amarela!)
Pantheon e a lua
Próximo dia, nas paradas obrigatórias: Coliseu (**) - impressionante saber da história e imaginar tudo que já aconteceu naquele lugar e Forum Romano (*), estejam preparados pra caminhar MUITO! Jantarzinho à noite no Trastevere... muito legal, super romântico! Quer dizer, seria mais, se não tivesse um banda de adolescentes americanos berrando na mesa do lado... hehe. 
Dentro do Coliseu!
Forum Romano
Vista Incrível!
Em mais um dia lindo, fomos pelo Trastevere (**), significa literalmente do outro lado do rio, bairro legal de visitar (e comer!), bem menos movimentado, até as Termas de Caracalla (*), de lá passamos pelo Coliseu (e tivemos a vista mais incrível!), fomos até a igreja S. Maria Maggiore (que fechou na nossa cara!) e seguimos para Piazza della Republica(*), ali paramos para escolher uma programação da Noite dos Museus (**) - centenas de atrações espalhadas pela cidade gratuitas ao público, escolhemos uma! Adivinhem onde? Do outro lado da rua, hahaha, nem acreditamos... Ah, no final desse dia pegamos um busão pra casa... porque basicamente não sentíamos mais os pés, hehe.

Panino do Aristocampo - você monta o seu!
Não conhecemos muito da culinária romana, porque cozinhamos bastante no apê, mas experimentamos vários paninos (sanduíches) e definitivamente o melhor de Roma é no Campo de Fiori: Aristocampo (**), fica no canto perto da fonte, onde vendem as flores, é MUITO bom! :)

Deu pra ter uma noção?? Se eu for resumir Roma, resumiria assim: Ela parece louca, mas no fundo é bem simpática! Esqueça as placas, se as achares, elas não vão servir pra muita coisa mesmo... use o instinto para achar as coisas! Use esse mesmo instinto para voltar no tempo e imaginar Roma há mil anos atrás... apesar da muvuca de turistas, da falta de informações, TODO mundo precisa conhecer Roma.

Era isso! Perguntas? comentários? Grazie per la lettura!!

Legenda: ** - super-indicações / * - indicações / ! - cuidado

Nenhum comentário: