terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Boas malas :)

Queridasss (e queridos?) que passam por aqui... oi! (não me deixem no vácuo, please, se não tem nada pra dizer ou comentar, digam "oi", eu agradeço do fundo do coração, rsrs)

(Pra quem não quiser ler historinha, vai direto em: Vamos às malas)

Ainda falando da nossa viagem queridinha, quero falar sobre "as malas", não é sobre eu e o marido, rsrs. São nossas respectivas malas de viagem, ou melhor só da minha, porque mala de mulher é sempre mais difícil né?! :) Sei que normalmente a pior parte de uma viagem é "fazer as malas", por isso pensei em conversarmos um pouco sobre isso. Como faço malas para pequenas viagens a quase 11 anos, posso me considerar uma expert no assunto, não posso? Quando comecei era um desastre total... levava infinitamente mais do que eu precisava para apenas um final de semana na casa dos papis (o que acontecia todo santo final de semana no primeiro ano), mas como quem carregava a bendita era eu mesma, tive que aprender!

O primeiro segredo desse aprendizado foi diminuí-la!! Simm, fui cada vez comprando, no meu caso - porque viajava de busão e precisá-va carregá-la - uma mochila menor... até chegar ao ponto de usar aquela do dia-a-dia (de aulas) para uma pequena viagem de final de semana. Outra vantagem da pequena mochila, é que você não precisa despachar, nem no busão, nem no avião, pra quem viajava a trabalho e antes disso pelo menos uma vez por mês, é ótimo não precisar ficar esperando sua vez de pegar a bagagem. Garanto a vocês que numa mochilinha básica, cabe muita coisa!!

Enfim, mesmo depois de não precisar mais carregar "minha casa" nas costas, como vários amigos diziam, me chamando de "caracol". Não consegui abandonar as mochilas. Raras vezes usei uma mala pequena com rodinhas e apenas na nossa lua de mel, usamos uma mala grandona pra nós dois, que deu certo, porque não ficamos mudando de hotel, afinal era lua de mel. Pra todas as outras, quer de carro, ou avião, usamos mochilas... elas cabem em qualquer lugar, são fáceis de transportar, naquele caso que você fica pipocando de cidade em cidade, é muito mais simples carregar uma mochila pra lá e pra cá do que uma mala - opinião pessoal, lógico. Claro que amassar, vai amassar mesmo... e tem o famoso "truque" para as roupas amassarem menos e caberem mais na sua pequena mochila.

Vamos às malas, primeiro de tudo investigue o clima da cidade aonde você está indo e leve em consideração a estação. Na minha investigação, o que eu descobri é que no Uruguai, mesmo no verão, os ventos são muito mais fortes do que em Florianópolis e como já estou acostumada com uma cidade praiana, fica fácil fazer uma mala adequada não fica? Então, sabia que precisava levar um casaquinho leve e/ou uma jaqueta jeans, pois seriam ótimos companheiros, além de calças para vestir à noite. Para o dia, roupas leves e versáteis: vestidos, várias blusinhas que combinassem tanto com shorts e com as calças escolhidas, ajudam a economizar na bagagem. Para o pé, fui com um par de tênis, levei rasteiras e uma sapatilha, além de economizarem espaço, a sapatilha é boa pra noite (se estivesse mais fresquinho) e as rasteiras combinavam com tudo que levei. Enfim, usei praticamente tudo, e o que não usei (1 calça, 2 blusinhas, 1 vestido - do Reveillon - tava frio!, biquinis e saída de praia), não fez grande diferença na mala (a calça fez!), porque era levinho... Então o item talvez desnecessário foi a calça extra, só usei calça nos dias de viagem longa e a noite, ou seja, não precisava de 3. Ah, outra coisa que fiz, foi testar os looks com as peças que eu estava na dúvida e se uma blusinha não combinava com mais de um shorts ou calça, deixei em casa, assim, tinha opções na hora de me vestir e já tinha em mente também o que eu iria usar em cada dia.

Minha mochila pro Uruguai, incluindo o que fui vestindo ficou assim:
- 4 vestidos (1 longo, 1 chiquezinho pro Reveillon, 2 básicos - 1 funcionou como saída de banho no albergue);
- 3 calças (1 de malha, 2 jeans);
- 1 shorts (jeans molinho);
- 1 jaqueta jeans;
- 1 jaqueta preta leve (tactel acho);
- 1 camisa branca de algodão, manga longa;
- 7 blusinhas: 3 básicas e 4 estampadas;
- 2 biquinis;
- 1 saída de praia de malha;
- 2 rasteiras;
- 1 sapatilha;
- 1 tênis (para os dias de compras);
- Calcinhas de acordo com número de dias; soutiens, tops, meias;
- Acessórios: cinto, colares, brincos;
- Mini fármacia (aprendemos sobre ela, nas pesquisas de viagem pro Peru);
- Necessaires: higiene pessoal e maquiagem básica;
- Toalha;
- Carregador de bateria para celular, para câmera, cabo da câmera.


Sim, coube absolutamente tudo na minha mochila de 35 litros. O famoso truque que mencionei é esse da foto... fazer rolinho com todas as roupas, além de caberem mais peças, elas também amassam muito menos. Outra dica para arrumar uma mochila é colocar as coisas mais pesadas no fundo (e aquelas que você não usará com tanta frequência), essa mochila não tem abertura na frente como a minha de 75 litros (que é excelente, pois a mochila se transforma em mala na hora de pegar suas roupas!), mas tem uma abertura embaixo, o que ajuda muito para pegar algum item mais pesado, tipo calça ou toalha, sem precisar tirar tuudo de dentro da mochila. Levamos a toalha, porque pensamos na praia, mas acabou sendo muito útil, porque ficamos duas noites em albergue e este item de luxo não fazia parte da diária.

Aproveito para deixar um link de um post sobre como arrumar as malas, de um blog que AMO!! Simplesmente me identifico muito com o estilo, jeito e opiniões da Dri, só falta morar na Europa e ter o trabalho dela, hahahaha. Mas ela mostra como viajar faz parte de um estilo de vida e não da quantidade de dinheiro que se tem. Inspirador, vocês não acham?! Post relacionado ao tema de hoje:   http://drieverywhere.net/index.php/2010/03/28/arrumando-a-mochila/

Mas se o seu estilo de viagem, for um pouquinho mais "abonado" que os nossos, rsrs, podes inspirar-se com o da Gloria Kalil, que também está em uma versão enxuta: http://chic.ig.com.br/como-usar/noticia/aproveitando-o-verao-gloria-kalil-ensina-a-montar-uma-boa-mala-para-ferias-em-praias-paradisiacas

Bom, acho que um assunto como fazer as malas, rende outros posts, como o que levar na mini-fármacia, etc, mas condensei algumas das coisas que acho mais importantes e que funcionam muito bem pra mim :)

Dúvidas ou comentários... fiquem à vontade!
Abraços!

6 comentários:

Liliana Xavier disse...

Boas dicas! Eu andava pensando o que fazer quando for para o Chile. Queria fazer mochilão alguns dias, mas também queria o conforto de uma chapinha quando necessário...hehehe
Enfim, é sempre bom deixar espaço também para compras!

Joice Cristiane disse...

Obrigada Liliana! Na viagem pro Peru, levamos um mochila (de 35 litros) vazia, dentro de outra, reservada para as compras, o que foi ótimo, já que cada um tinha direito a duas bagagens e só tínhamos levado uma. Mochilão não é sinonimo de nao ter vaidade nao, dá pra conciliar, rsrs. :)

Lídia Maria disse...

Cunha!! Achei q tu ia colocar foto do passo a passo! Porque assim eu não aprendo! huahua :) Eu sou um caso perdido! Mas admiro quem consegue.. estás preparadíssima para a Europa! Eu fiz meu marido sofrer! Beijo!

JP disse...

Oi Joice! Muito legal o post! Já fui pra Belém passar 4 dias e levei só mochila (o bom que lá é sempre quente, então só levei roupas leves). Vou viajar mais 4 dias no feriadão de aniversário de SP e lá vou eu só com minha mochila! E realmente, é muito bom não precisar despachar bagagem no aeroporto e depois ficar esperando na esteira!
Bjs e o blog tá muito legal!!!

Elisa disse...

Nossa...eu realmente não sei fazer mala, levo tuuuudo e mais um pouco hehehehe...imagina a trabalhareira, rsrsrs.

Boas dicas Joy, mas não sei se consigo...vou tentar na próxima viagem em Abril, afinal, terei a minha mala e do Lucas, aiaiaiaiaiaiaia

Marina disse...

Oi!!!
hahahhahaha
bjs
ps. bem legal o post!
também gosto de enrolar as roupas, mas nao é pra caber mais, é por preguiça de dobrar! hahahah