sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Planejando Europa - links úteis

Esse post tava no "prelo", sei lá quanto tempo, mas ele é pra você que acha que preparar, planejar uma viagem, não é muito fácil, ou que tem que ter muito dinheiro, vim aqui dizer que é fácil simm!! E que não precisa de muito dinheiro não!! Apenas um cadinho de paciência e boa vontade! Mesmo sem experiência, porque quem tem boca vai à Roma, não era esse o ditado minha gente??

Quais são as vantagens de eu montar a minha viagem ao invés de pegar um pacote, que já está tudo pronto, Joice? 1. Você paga mais barato (hotel, passagens, alimentação); 2. Você não é obrigado a seguir programação (inclusive a sua, pode trocar os dias das coisas, desistir de algo, etc.); e 3. Você faz uma das partes mais legais da viagem: o sonhamento,  ops, planejamento.

Um bom planejamento implica em estudar um pouco para onde vai (clima, temperatura no período que estará lá), quanto tempo leva para ir e vir, descobrir as atrações, coordenar as atividades, fazer as reservas mais importantes (ou todas de hotel, para não perder tempo, nem se arriscar a ficar sem), etc... parece estranho que as coisas vão funcionar, mas funcionam! É importante ter um "espaço" para o inesperado também, ou seja, não fazer um cronograma apertado demais.

Para preparar as nossas viagens, fazemos assim:
- Conversamos e pegamos dicas (e links) com quem já foi! A partir da experiencia deles, vemos o que achamos que tem a ver com a gente e montamos nosso próprio roteiro. 
- Gostamos de levar algum guia (ou cópias apenas de onde vamos - odeio carregar peso!) e ler enquanto estamos no local (ou indo para), é bem mais legal do que ler sem estar lá. Ah! Também levo endereços e dicas dos blogs impressas, para não esquecer o que eu queria ver, experimentar, provar... :)
- Procuramos sempre um mapa, na recepção do hotel ou no I (Posto de Informações),. Normalmente batemos na porta deles antes de fazer qualquer coisa, para saber o que está acontecendo na cidade, o que indicam fazer, já achamos coisas muito legais e totalmente locais fazendo isso.

Pessoa estudando o mapa num lugar feio! :)
Assim montamos nosso "método":

- Pesquisar nos blogs de viagem (de acordo com os países, locais a serem visitados), nesse caso são sites principalmente sobre a Italia:
http://www.viajenaviagem.com/category/italia/
http://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/
http://drieverywhere.net/dicas-de-viagem/
http://oviajante.uol.com.br/ (barbadas e roubadas é legal)
http://www.matraqueando.com.br/tag/europa-a-50-euros-por-dia
http://giramundo.wordpress.com/page/2/?cat=21862 (sobre Cinque Terre)
http://www.ducsamsterdam.net/dicas-de-viagem-pela-europa-belgica-e-italia/

- Para hotéis, fazemos comparativos em sites tipo o booking: http://www.booking.com/, cuidando com as avaliações e vendo as que mais se encaixam no nosso perfil de viajantes. Também pesquisamos o mesmo hotel em vários sites, usando o http://www.tripadvisor.com.br/ já achamos preços bem diferentes!

- Para trens na Europa esse é um bom site: http://www.railfaneurope.net/list_frameset.html

- Para aluguel de carro, usamos esse site para descobrir as locadoras e olhamos diretamente no site delas: http://www.edreams.pt/

- Pesquisamos um pouco sobre o que é melhor levar: dinheiro ou cartão, que tipo de cartão, etc. por causa das taxas e dos impostos. Um link útil sobre cartões: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=2802&p=22295. Um comparativo de saques (que todo cartão cobra uma taxa): http://www.fernandohrosa.com.br/br/P/saques_internacional_cartao_credito/

Segue alguns links especificos para Italia:

- Ingressos para Galeria e Academia em Florença: http://www.viajenaviagem.com/2011/10/florenca-furando-fila-na-uffizzi-e-na-accademia/
- Roma Pass http://www.romapass.it/ (3 dias de transporte gratuito, mais dois ingressos em museus, vale conferir e escolher onde usar)
- Museu do Vaticano: http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?action=booking&codiceTipoVisita=26&step=2.

E o que se ganha viajando?? Bom, aí vai uma pequena reflexão que fiz logo após a viagem (maio/2011), quando comecei a escrever os primeiros posts sobre ela:



Uma coisa eu sei: Viajar é preciso!

Boa sexta a todos!

Abss

2 comentários:

Marina de Souza disse...

Na próxima me leva na malaa? é mais fácil! hahahah
beijos
ps. eu não gosto mto de planejar, prefiro q alguém faça pra mim! hahahaha! eu só digo quero ir lá e lá!

Marina de Souza disse...

oii que que aconteceu com teu novo post? de 2015? saiu do ar? quero lerrrrr!!!