segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

De Punto à Punta - parte 1

Entonces... esse post é o primeiro de um assunto que irá render váááários outros! Porque faz um tempinho que eu e marido queríamos viajar de carro pra algum lugar mais longe, tipo, aquelas viagens de mais de 12, 13, 14 horas dentro de um carro sabe? Essas mesmo! Mas tínhamos alguns problemas... o primeiro deles, é que não temos um carro (!!), o segundo é que poucas (ou raras) pessoas emprestariam um carro para ir tão longe, e o terceiro é que alugar um carro pra fazer uma viagem assim não vale a pena... daí seria melhor do jeito tradicional, o avião (quando será que o avião tornou-se o jeito tradicional?? Dom Quixote que o diga! hahahaha).

Investigamos todas as possibilidades, inclusive a de adiar mais uma vez essa viagenzinha para conseguir um carro (e não sair do país), mas não era exatamente o que queríamos... então meu sogro resolveu ser nosso papai noel e nossos problemas acabaram, emprestou-nos seu carrango querido, o Punto!! Obrigada sogrão!!

Maaas superamos esse primeiro problema um pouco tarde pra fazer todas as burocracias necessárias para sair do país na data que queríamos (no meio das datas mais festivas do ano). Então seguem dicas pra quem quer sair com um carro que não é seu (isso inclui os financiados, porque eles são do banco):

1 - É necessária uma autorização do dono do carro (ou banco) para tirar o carro do Brasil, com firma reconhecida em cartório;
2 - Precisa ter um Seguro Carta Verde, um seguro contra terceiros, para andar nos países do Mercosul. Pode ser feito por qualquer seguradora, mas a maior parte das pessoas que trabalham com seguros não sabe que ele existe, por isso se a pessoa não fizer o mesmo na hora, procure outro, porque ele não sabe o que você está falando. Custa em torno de R$90; 
3 - Com esses documentos em mãos (e com firma reconhecida), você precisa ir no consulado do país onde entrará, no nosso caso Uruguai! Se for para a Argentina, tem várias outras exigências de acessórios no carro, por isso confira antes de ir. O consulado de Floripa funciona das 9h às 15h e adivinhem? Só emite o documento necessário para entrada no dia seguinte... e como eles não trabalharam na quarta, vamos chorar muito para nos liberarem no mesmo dia, amanhã de manhã. Ah e custa R$62 se eu não me engano.

Superada essa papelada, o negócio é pé na estrada!! Mais ou menos, rsrs, estamos na parte de planejar o roteiro, ver os melhores ($$) lugares para ficar, ou aqueles que ainda tem vaga... calcular os custos, etc. Como roteiro estamos pensando em fazer: Floripa - Chuí - Chuí - Montevideo. E conhecer os arredores hospedados em Montevideo, entre eles entra Punta del Este e Colonia del Sacramento. Não estamos com uma agenda apertada, mas com um budget apertado, então talvez até role um camping! Tudo vai depender das condições climáticas e dos custos que o Uruguay irá oferecer-nos.

Assim que tiver maiores e concretas informações, eu volto, e continuarei com as dicas da nossa viagem De Punto à Punta! ;)

Besos e buenos dias!

Um comentário:

Elisa disse...

ohhhhh delícia!!!! Viajar é tudo de bom e mais um pouco! Interessante saber destas burocracias! Vou torcer para dar tudo certo! Boa viagemmmmmmmm!!!! Aproveitem muito! Beijão