sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sexta pra Ler - O prazer de ler

Apesar de ter aprendido a ler de uma forma meio traumática (entrei na 1a série com 7 anos e todos já sabiam ler, menos eu! Em 3 meses minha mãe me ensinou e desde lá, virei uma nerdzinha, haha), minha memória em relação a gostar de leitura começa pelos 10 anos, desde então sempre gostei de ler! Lembro de chegar em casa da aula, largar tudo, e me jogar na cama para ler o livro que tinha acabado de pegar da biblioteca do colégio. Lembro de não ter mais livros que eu gostaria de ler nessa mesma biblioteca, porque já tinha lido tudo que me interessava. Lembro de ir na casa dos amigos e "roubar" os livros que eles estavam lendo, porque demoravam muito e eu não tinha paciência pra esperar. Lembro de ir na casa desses mesmos amigos (que era quase uma biblioteca) e passar o dia/noite lendo, ignorando-os totalmente, hahaha. Lembro de não conseguir largar um livro até terminar e isso ia madrugada a dentro (ops, isso ainda acontece).

Livros infanto-juvenis que li na época e encontrei no sebo! :)
Lembro de várias séries de livros: Coleção Vagalume era uma das favoritas; Li também O Estudante (tinha medo dessa capa, haha) e O Estudantes II; E lia muitos livros cristãos, como a Série Yuri, que mostrava como era a realidade dos cristãos na extinta União Soviética; Na adolescência li a Série Cris, um romance também cristão muito legal. Terminei de ler As Crônicas de Nárnia quando já era velhinha, hehe. Minha mãe dizia pra eu anotar o que eu lia, mas nunca achei que ia esquecer, e claro, esqueci e também não anotei, então muita coisa se perdeu. E até o meu hábito de leitura andou perdido por um tempo! Não sei exatamente quando foi, não sei se foi quando comecei a "clinicar" no consultório, pois daí virou apenas leitura técnica (de psicologia), e junto a isso as redes sociais (os textos via internet, os blogs) devem ter contribuído para sua quase extinção, mas a vontade de querer ler mais sempre esteve presente e nas minhas metas de "ano novo", rsrs. De forma que os livros tem lugar especial aqui em casa (marido também gosta de ler).

Estante de livros - faltando vários
Posso dizer que retomei a leitura (por prazer, não teórica) por meio do NiClub (Clube de Leitura do Nicholas Sparks), vou falar dele mais pra frente, e ano passado consegui ler 8 livros! Fiquei muito feliz! E emendei com esse início de ano, que já li mais 7 \o/. Então nessa "sexta pra ler", vou compartilhar o que estou lendo, falar sobre livros diversos, buscar opiniões e sugestões, etc. A ideia é incentivar a leitura, pois sou prova viva do bem que faz e de como muitas vezes só precisamos um empurrãozinho. Vem comigo?!

Alguns livros lidos ano passado e esse ano
Último livro lido :)

Um comentário:

Marina de Souza disse...

uhullll que legal saber que participei desse "incentivo" pra voltar a ler! hehehe
Um hábito que só agrega!
adoro ver fotos de estantes!!!
ps. aquele do Musashi no cantinho da estante já esteve lá em casa hehehe
beijos